Carregando

Home

Pierre

A palavra francesa, crêpe, deriva do termo crispus, em latim, que significa crespo. Refere-se à textura encrespada que a finíssima massa, feita com farinha, ovos, leite e água, adquire durante a rápida passagem pela frigideira untada com manteiga. A receita é antiguíssima. Originalmente, a massa era assada em pedra quente, e mais tarde passou a ser preparada em chapa redonda de ferro sobre o fogo. Há indícios de que as origens do crêpe estejam no pão indiano chapati e nas panquecas chinesas. Mas seus primeiros registros remontam ao século I, pelo gastrônomo romano Apicius, autor do receituário "De recoquinaria".

Na história encontram-se vários tipos de crêpes nas diversas civilizações do antigo e novo mundo, feitos de farinha de trigo, arroz, milho ou outros cereais.

Os franceses garantem que a receita nasceu em sua pátria, mais exatamente na Bretanha, no oeste do país. A região pode não ser o berço dos crêpes, mas é certamente o lugar onde melhor se prepara. As incontáveis crêperies se espalharam pelas cidades bretãs, exalando no ar um aroma doce e delicado.

As crêpes ou galettes originaram inúmeros costumes que acompanharam a vida no interior da Bretanha. Um dos poucos sobreviventes é o do "Dia da Cidra", quando eles são oferecidos de casa em casa em agradecimento aos participantes do mutirão que trabalha na fabricação da bebida.

Hoje em dia na França, a crêpe é tradicionalmente preparado na rua, em pequenas bancas, sobre chapas de metal, na frente das quais as pessoas o saboreiam ali mesmo, em pé. Mas eles também são encontrados em restaurantes e crêperies.

No Buffet de Crêpes, o crêpe segue a receita original francesa, mas esta foi incrementada no decorrer dos 20 anos de pesquisa desenvolvida pelo Chef Pierre Leca, desde sua chegada ao Brasil. Atualmente o Buffet de Crepes atende em Campos do Jordão, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Caçapava, Guaratinguetá, Santo Antônio do Pinhal, Gonçalves, Itajubá e Pouso Alegre.

A continuação desta história você vai encontrar nas próximas páginas.